Data de publicação:11.08.2018<Voltar

Campo MADURO x Campo MARGINAL

Campo Marginal (conceito econômico): denominação dada ao campo de petróleo e gás que, por algum motivo (em geral o declínio da produção), deixa de ser financeiramente rentável para um determinado operador. Observar que a rentabilidade depende não só do tamanho da Jazida, da Produtividade e da cotação do petróleo no Mercado, mas também do porte e da estrutura da Operadora, isto é, um campo pode não ser economicamente  interessante para um operador e ser muito interessante e viável para uma empresa menor.

Campo Maduro (conceito técnico): aquele que, devido ao petróleo e gás já extraídos, apresenta queda natural da pressão (energia do reservatório), da produtividade e de sua reserva recuperável. Todo campo de petróleo em determinado momento da vida produtiva apresenta declínio da produção do petróleo muitas vezes com incremento da produção de água (BSW) ou gás (RGL). No entanto, muitos desses campos podem produzir ainda de forma econômica por muito tempo (vida útil estendida) desde que sejam feitos novos investimentos e ajustes adequados.

Nem todo Campo Maduro é necessariamente Marginal. A marginalidade econômica de um Campo, ou seja, a sua Economicidade é uma Decisão do Operador enquanto que a Maturidade é um fator Técnico oriundo da Produção. Disponibilizamos apoio técnico para elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do seu Campo considerando as Incertezas e incluindo formas de Otimização como o aproveitamento do Gás produzido de modo a agregar Valor ao Projeto.

COMPARTILHE: