Data de publicação:03.12.2022<Voltar
A Tecnologia na Copa do QATAR e o efeito Paralaxe no gol do Japão
A nova tecnologia semiautomática de impedimento que está sendo usada na Copa do Mundo emite alerta automatizado para a equipe de arbitragem e gera uma animação 3 D que é mostrada para o público. Será mais uma ferramenta de suporte para os árbitros incorporada ao VAR.
O VAR (Video Assistant Referee), como já conhecemos, Árbitro Assistente de Vídeo é uma tecnologia que pretende solucionar o conflito relacionado às jogadas polêmicas utilizando um conjunto de câmeras capazes de identificar irregularidades durante uma partida e, de acordo com o manual da FIFA, só deve ser acionado em quatro ocasiões: 1) lance passível de cartão vermelho, 2) pênalti, 3) gol irregular ou equivocadamente anulado, e 4) identificação equivocada de algum jogador. Neste casos a equipe do VAR pode interferir mas a decisão final é sempre do árbitro de campo.
A nova tecnologia semiautomática usa 12 câmeras de rastreamento montadas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando sua posição em campo. Os pontos coletados incluem todos os membros e extremidades que são relevantes para marcação de impedimento.
Al Rihla, a bola oficial da Adidas para a Qatar-2022, fornecerá mais um elemento vital para a detecção de lances de impedimento, pois um sensor de unidade de medição inercial (IMU) será colocado dentro da bola. Este sensor, posicionado no centro da bola, envia dados para a sala de operação de vídeo 500 vezes por segundo, permitindo uma detecção precisa do ponto exato do chute.
Ao combinar os dados de rastreamento do jogador e da bola a tecnologia fornece um alerta de impedimento para os árbitros no exato momento em que a bola foi tocada por um companheiro de equipe. Antes de informar o árbitro em campo, os árbitros de vídeo devem validar o lance, verificando o instante do chute selecionado e a linha de impedimento a partir das posições calculadas dos membros dos jogadores. Após a decisão é gerada uma animação em 3 D que é exibida posteriormente nos telões do estádio.
No caso da polêmica do gol do Japão onde as câmeras dependendo da posição parece indicar que a bola havia saindo totalmente de campo ocorreu o chamado fenômeno da paralaxe comumente analisado na física e na astronomia, que consiste no aparente deslocamento de um objeto a depender do ângulo em que é observado.
Veja o vídeo e observe o fenômeno da paralaxe
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