Data de publicação:02.12.2022<Voltar
A Energia do QATAR: North Field, GNL e Ras Laffan
O North Field com seus 6.000 km2 e reservas de aproximadamente 900 trilhões de ft3 é o maior reservatório de gás não associado já descoberto. Destacando que o QATAR possui um dos maiores projetos do mundo para expansão da produção de GNL. O projeto North Field East (NFE) com o objetivo de elevar a produção de 76 para 126 Mtpa (milhões de toneladas por ano) o que deve fazer o Qatar voltar a ser o maior exportador mundial de Gás Liquefeito.
O CEO da QatarEnergy e da TotalEnergies, assinaram em 12 de junho de 2022 o acordo pelo qual a empresa francesa terá uma participação de 6,25% no projeto NFE que “ajudará o Catar a aumentar sua produção de gás natural liquefeito em cerca de 60% até 2027”, disse o ministro de Energia do Catar. As reservas de gás natural do campo de North Field estendem-se sob o mar do Golfo Pérsico até o território iraniano, onde a República Islâmica explora o campo de South Pars. Exxon Mobil, Shell e ConocoPhilips pretendem também participar da expansão do projeto.
Ultimamente os países europeus tem buscado no Qatar alternativas ao gás russo, devido principalmente a guerra na Ucrânia, fato que deu novo impulso aos projetos de GNL no país.
Gás Natural Liquefeito ou GNL é basicamente o gás natural que, após purificado, é condensado ao estado líquido por meio da redução da sua temperatura (-163 graus Celsius). A liquefação consiste em um processo termodinâmico que promove a mudança de estado do gasoso para o liquido com o resfriamento como ocorre com os chamados gases criogênicos.
Ras Laffan Industrial City (RLC) é a base de operações onshore construída para apoiar o desenvolvimento do North Field no Qatar. Localizada a 80 quilômetros a nordeste de Doha, a RLC iniciou suas operações em 1996. O Porto de Ras Laffan é a maior instalação de exportação de GNL do mundo.
O porto tem seis Terminais de GNL, dos quais quatro são capazes de receber navios QMax (de maior capacidade). Possui ainda seis Terminais de Produtos Líquidos projetados para movimentar condensado, GLP, Pygas, GTL e outros produtos de refinaria. O porto possui também um terminal de enxofre com capacidade para receber navios de até 60.000 toneladas, seis terminais para carga seca, 14 terminais para abastecimento de bunkers e água doce buscando apoiar às atividades offshore.
O estaleiro de 110 hectares em Ras Laffan permite a manutenção, reparo e construção de navios de grande porte. O projeto é financiado pela QP/RLC e arrendado à Nakilat-Keppel Offshore & Marine. Possui duas docas secas e um pavilhão para construção de navios além de instalações para armazenagens e edifícios administrativos.
clique na imagem abaixo e veja as publicações anteriores:
COMPARTILHE: