Data de publicação:27.06.2020<Voltar
A Engenharia do BRASIL merece o seu empenho, não?
Solução SUSTENTÁVEL, criativa, inovadora e obra da Eng. NACIONAL – Ponte Rio-Niterói
ANTECEDENTES: a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando a Ponta do Caju (Rio) à Avenida do Contorno (Niterói). Antes era necessário percorrer cerca de 120 km em estradas ou optar pelo uso de balsas para travessia. Projeto do então ministro dos transportes, Mario Andreazza demorou pouco menos de seis anos para ser concluído. A ponte foi inaugurada em 04/03/1974, sendo na época, a segunda maior do mundo (primeira era Ponte do Lago Pontchartrain, EUA). Atualmente, a Rio-Niterói é a maior da AMÉRICA LATINA. De acordo com a concessionária o fluxo diário é de cerca de 150 mil pessoas.
PROBLEMA: desde a inauguração até 2004, ocorreram frequentes registros de oscilações provocadas pelo vento sendo algumas vezes necessário o fechamento temporário da ponte por Segurança Operacional.
SOLUÇÃO da Engenharia Brasileira: os MADS – Múltiplos Atenuadores Dinâmicos Sincronizados, clique aqui e veja o vídeo.
COMPARTILHE: