Data de publicação:17.12.2022<Voltar
COPA do MUNDO: bom momento para Viajar e Aprender
A nossa pequena jornada teve início em 2010, na África do Sul, quando o Rodrigo (meu filho) tinha 13 anos e decidimos ir vivenciar “in loco” uma Copa do Mundo de Futebol. O evento teve jogos em nove cidades diferentes. Estivemos em seis (Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo, Durban, Porto Elizabeth e Nelspruit) com direito a uma semana no Kruger Park (parque no nordeste da África do Sul com leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos “os Big 5”, dentre muitos outros. Fizemos os quatro tipos de safáris disponíveis (1- self drive: onde você entra no parque de carro; 2- safári em carro aberto organizado pelos lodges das reservas privadas; 3- safári a pé ou de bicicleta organizado pelos rangers (guias da selva) em pontos determinados da savana; 4- safári de observação: com passeios ao amanhecer, entardecer e a noite).
FICAMOS ENCANTADOS. A ESPANHA foi a campeã da Copa.
Em 2014, BRASIL, das 12 cidades sede estivemos apenas em três (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador) porque só compramos ingressos adquiridos direto pelo site da FIFA e não conseguimos para todos os jogos que desejávamos. A hecatombe do Mineirão, em 08 de julho (BRASIL 1 X 7 Alemanha) assistimos pela TV.
A ALEMANHA ganhou a Copa.
Já em 2018, na Rússia, tive a oportunidade de realizar um dos “Sonhos Antigos” (conhecer o norte da Eurásia e em especial, a cidade de São Petersburgo devido as histórias que conhecia da Segunda Guerra Mundial). Dos 12 estádios estivemos em cinco nas cidades de Moscou (2), São Petersburgo, Samara e Rostov do Don. Vivenciar e entender as “noites brancas” de São Petersburgo (fenômeno atmosférico que ocorre entre maio e julho durante o qual o sol não se chega a pôr por completo, gerando um clima de entardecer até tarde noite) é “inesquecível”. O dia acabava por volta de 23:40 e às 23:59 amanhecia novamente.
A FRANÇA levantou a Taça.
Agora, em 2022, na Copa do QATAR como a decisão de viajar tomada somente em junho (tarde) e também pelos altos custos tivemos dificuldades para conseguir ingressos e acomodação. Ficamos na Fan Village Cabins ZAFARAN (com boa infraestrutura). Construída com containers para a FIFA esta vila de torcedores incluiu na hospedagem ônibus gratuito para o metrô de Lusail e os Estádios nos dias de jogos.
A opção então foi a de permanecer no país somente durante a primeira fase da competição.
Uma das muitas curiosidades desta Copa é que está sendo realizada em oito estádios com distância máxima de 80 km um do outro. Sendo que 24 das 32 equipes ficaram concentradas em um raio de 10 km. Este fato concentrou grande parte dos quase um milhão de torcedores VISITANTES em torno da pequena Doha de uma forma inusitada e muito “legal”. Estivemos em cinco dos oitos estádios.
ARGENTINA ou FRANÇA, (vamos assistir pela TV, aqui no BRASIL na Wonderfull City) vai se tornar TRI no QATAR.
Quanto ao almejado HEXA, quem sabe em 2026. Para que isto aconteça SERÁ NECESSÁRIO: Planejamento Adequado, Disciplina, Controle Emocional, SAÚDE e um pouco de SORTE para TODOS NÓS, inclusive para os craques da Seleção Canarinho.
*****************************************************************************************
***************************************************************************************************************
***************************************************************************************************************
Clique na imagem abaixo para acessar as publicações anteriores
COMPARTILHE: