Data de publicação:29.05.2020<Voltar
Coronavírus (COVID19): Dados e Informações – Maio 2020
PLANEJAMENTO, SACRIFÍCIOS, COLABORAÇÃO e SORTE Pelo terceiro dia consecutivo, o BRASIL registrou mais de mil mortes. Apesar deste aumento, os Estados, sem outra opção, planejam reabertura.
No Mundo, estamos a caminho dos 6 milhões de infectados e 500 mil mortos. É muito. Dados divulgados indicam que somente ontem (27/05/2020) 102,2 mil pessoas foram contaminadas e este número deve aumentar.
Diante da Realidade da Crise só nos resta, buscar sermos Eficazes e Eficientes nas Atitudes e Ações. A Tarefa não é fácil e exige PLANEJAMENTO, CRIATIVIDADE, SACRIFÍCIOS, DISCIPLINA, FOCO e COLABORAÇÃO de TODOS. INFELIZMENTE NÃO É O QUE ESTAMOS VENDO. Neste Cenário vamos precisar de muita SORTE.
Independente ou apesar disto vão PENSAR e, sobretudo, AGIR pois é o nosso FUTURO e de nossos entes queridos que está em jogo.
POR AQUI, tenho trabalhado no ISOLAMENTO BAMBOLÊ: resiliente, flexível e mantendo dois metros de distância. E POR AÍ?
(22/05/2020): PRECISAMOS TER ISTO COMO ROTINA. No Mundo são mais de 5 milhões de infectados com 300 mil mortes.
No BRASIL, 300 mil contagiados e número de mortes superior a 20 mil.
Finalmente uma Reunião entre Governadores e Poder Central sem “caneladas” e tendo como foco o combate à pandemia COVID-19.
O Mundo e o BRASIL, sobretudo neste momento, necessitam de líderes e do governantes que trabalhem de forma colaborativa e integrada tendo como foco passar por esta crise com os menores danos possíveis (sofrimento, dor e mortes) e planejando a recuperação do “day after“.
NÃO É TAREFA FÁCIL.
Interesses pessoais e intrigas políticas, que fazem parte da natureza humana, podem ficar para depois, NÃO?
(17-05-2020) Sessenta e dois dias desde a primeira vítima. Os dados oficiais, no BRASIL, apresentam percentual de mortes similar ao Mundial. Um dos poucos aspectos positivos é que não indicam espalhamento descontrolado do contágio onde ainda não existem casos confirmados.
A diminuição drástica das viagens aéreas e terrestres entre as cidades do país deve ser relevante nisto, ou seja, permite levantar a Hipótese (a ser validada) que a maior contribuição pode vir não do ISOLAMENTO NAS CIDADES e sim ENTRE AS CIDADES.
Esta suposição se deve ao fato de que quando do início do contágio cada infectado, segundo os especialistas, transmite para duas outras ou três pessoas. Se mantida a rotina de deslocamentos diários depois de um tempo (dois meses talvez?) começa a diminuir a probabilidade dos contaminados assintomáticos entrem em contato com outra pessoa que ainda não esteve exposta ao Covid-19. Nesse caso o percentual de aumento tende a subir mais lentamente. Manter a higienização do dinheiro (cédulas) e produtos que circulam nas cidades (na e entre) como os alimentos também é um procedimento para dificultar a propagação da contaminação acelerada.
QUEM É CAPAZ DE PROVAR O CONTRÁRIO?
(16-05-2020) Se posicionar e MUDAR PARA SOBREVIVER Cinquenta e nove dias desde a primeira vítima, no BRASIL, e não se vislumbra um caminho para equacionar o problema dessa pandemia. Ao contrário, além do agravamento da crise sanitária, problemas econômicos, interesses pessoais e intrigas políticas pipocam de todos os lados.
(para ouvir clique aqui)
ONDE ISTO VAI NOS LEVAR ?
Melhor Pensar, se Posicionar, Agir e Mudar.
Outra opção é Esperar a hecatombe passar. Quanto Tempo ninguém sabe. E neste caso, é ver o que vai Restar e tentar Recomeçar, ainda assim, somente para aqueles que conseguirem Sobreviver.
TEMPOS complicados hoje e que deverão provocar impactos relevantes no FUTURO.
A existência de PROBLEMAS ou NECESSIDADES sempre geram a OPORTUNIDADE de Solução e para aproveitá-la é necessário MUDAR e/ou ter SORTE do Cenário AJUDAR. No caso da COVID-19 o Prêmio maior é a SOBREVIVÊNCIA.
Quiçá em condições Melhores do que antes. Sou um OTIMISTA REALISTA convicto. Crença essa que AJUDA a me ADAPTAR às MUDANÇAS. E VOCÊ?
AGIR, MUDAR e buscar a RECOMPENSA. Ela esta lá para QUEM conseguir CHEGAR. NÃO SERÁ uma Jornada FÁCIL. Provavelmente com Sofrimento, Dor e até Morte pelo Caminho.
QUEM VAI querer se aventurar e nos ACOMPANHAR nessa empreitada?
MUDAR, AJUDAR e ser AJUDADO talvez seja o Único CAMINHO.
VAMOS então.
(13-05-2020) Já se passaram 56 dias desde a primeira morte registrada tendo como causa a Covid-19 no BRASIL. Dados oficiais apresentam um total de 12.400 mortes e 177.589 casos. No mundo os dados indicam mais de 4,2 milhões de casos e 290 mil mortes. No momento, diante de tantos problemas, o mais PREOCUPANTE é a INCERTEZA de QUANDO e COMO tudo isto vai TERMINAR. Parece que ninguém é capaz de prever com alguma CONFIABILIDADE ACEITÁVEL.
(10-05-2020) Mesmo com a Crise que estamos passando não podemos deixar de lembrar, sobretudo HOJE, DIA DAS MÃES a quem nos deu a VIDA e Ensinamentos com toda Dedicação e Carinho. FELIZ DIA A TODAS AS MAMÃES onde quer que estejam.
(07-05-2020) A mortalidade mundial tem se mantido em torno de 7% dos casos confirmados da Covid-19. No BRASIL este percentual é similar.
Mais PREOCUPANTE é que não há comprovação científica de que o Isolamento ou Lockdown fazem mais que do que jogar a curva para frente, ou seja, adiar o contágio. Existe muita discordância e visões diferentes. Por outro lado, a quarentena tem efeitos colaterais que não podem deixar de ser considerados.
A população mundial é da ordem de 7,7 bilhões e a brasileira 209,5 milhões. Em 2016, morreram 56,9 milhões de pessoas de acordo com a World Health Organization. No BRASIL esse número foi de 1,01 milhão (IBGE 2017).
Adotar o Isolamento sem medidas adicionais tem sido questionado e desconheço evidências concretas de que consigamos diminuir o percentual de contaminados que não sobrevivem. Se alguém dispuser, seria interessante a sua divulgação. O que se observa é o adiamento por dias ou até meses da quantidade de contágios. Viabilizar leitos é importante mas limitado por falta dos recursos necessários no tempo requerido.
No que estamos chamando de ISOLAMENTO BAMBOLÊ (resiliente, flexível e mantendo dois metros de distância) temos procurado colocar em prática medidas complementares que possam mitigar os efeitos colaterais negativos e ampliar os positivos quando comparado aos que se tem obtido com o denominado Lockdown. São ações no Nível Micro (pessoal e familiar) e propostas no Nível Macro (municipal, estadual e nacional) localizadas, customizadas e com duração determinada, todas definidas a partir de uma análise de custo-beneficio.
Na realidade, o que pode alterar o resultado nefasto desta pandemia é um tratamento, remédio ou vacina, infelizmente, ainda não disponível. Todos aguardamos ansiosos e muitos até desesperados.
Outra solução, em teoria, seria encontrar formas sustentáveis de evitar o contágio mesmo diante de uma rotina de exposição ao vírus. Algo como os profissionais da área médica que diariamente convivem com contaminantes e doenças e com a proteção correta mitigam os problemas. Um bombeiro usando roupa adequada pode suportar as altas Temperaturas oriundas das chamas de um incêndio. Um astronauta equipado e treinado é capaz de viver meses na ausência da gravidade. São alguns exemplos.
ONDE ESTÁ O ERRO OU FALHA NOS DADOS, INFORMAÇÕES E NOSSO PENSAMENTO?
A Covid-19 é uma questão de Sobrevivência e vai ter impacto no futuro de todos. Melhor nos posicionarmos e tentar ajudar de alguma maneira, não?
Tem alguma ideia de como buscar formas sustentáveis de evitar o contágio ou que possa diminuir esta projeção catastrófica de mortes?
Clique aqui e deixe a sua resposta, opinião, crítica ou sugestão de como passar por esta Crise sem precedentes, Fórum: Coronavírus: CRISE HUMANITÁRIA EM 2020.
A ideia é exercitar o intelecto, manisfestar nossa opinião e contribuir no equacionamento do problema. Afinal, contatar o mundo, via Internet, é uma das potencialidades em alta nestes tempos de Isolamento.
PREOCUPANTE (03-05-2020): passamos de cem mil casos de infectados e sete mil Mortos. Nas últimas 24 horas foram contabilizados mais de quatro mil novos casos e 275 óbitos. No Mundo são mais 246 mil.
COMPARTILHE: