Data de publicação:29.04.2020<Voltar

Coronavírus (COVID 19): Dados e Informações – Abril 2020

ISOLAMENTO BAMBOLÊ: resiliente, flexível e mantendo dois metros de distância?   no piloto do projeto pessoal  várias entre as atividades de Rotina são domésticas.  Tenho tido a Oportunidade (por necessidade) de conhecer as Dificuldades, rever Objetivos e até Reavaliar várias destas tarefas. Hoje o vídeo é sobre passar roupa já que lavar a máquina resolve muito bem. Em breve teremos publicações sobre a alimentação e limpeza. Me preparando para o day after da Covid-19 muitos hábitos e modus operandi estão mudando ou sendo adaptados.

Contexto:  Sou paulistano e vivo na Ponte Aérea: moro em São Paulo e trabalho no Rio. Passo a semana na “Cidade Maravilhosa” e o weekend na “Paulicéia Desvairada”. Neste constante vaivém, por questões econômicas as passagens aéreas são compradas com ao menos um mês de antecedência. No dia 13 de março, sexta-feira (dia de sorte, sou um pouco supersticioso, quem não é? rs), devido ao início da pandemia da Covid-19 no BRASIL, meu voo de volta a SAMPA foi cancelado e teria que ser remarcado. Curiosamente, neste dia soube, por acaso, que uma pessoa com a qual tive contato por alguns minutos em 04/03 estava internada numa UTI com o coronavírus. Nesta mesma noite comecei a sentir sintomas de um resfriado forte com dor de cabeça leve e tosse seca. Por motivo de segurança dos meus familiares, minha e das outras pessoas decidi esperar para remarcar o retorno (tinha estado na Terra da Garoa em 06/03). Desde então, estou no Rio, em casa, sozinho, sem nem mesmo a ajuda da Bete, a diarista que organiza as coisas por aqui uma vez por semana há muitos anos.  Tem sido uma experiência no mínimo inusitada.

ISOLAMENTO BAMBOLÊ: resiliente, flexível e mantendo dois metros de distância?  Dizem que o povo brasileiro é muito Criativo. Agora é hora de “pensar fora da caixa”. O caminho que o Mundo esta seguindo é Demorado, de muita Dor, Sofrimento e Morte particularmente para o nosso BRASIL. Será possível encontrar algum outro?

Vamos PENSAR e PROPOR, porque não? Afinal, não dizemos e alguns até Acreditam que DEUS é Brasileiro?

Eu já comecei. Nos procure (whatsApp 55 21 97415-2050) ou deixe sua sugestão ou comentário clicando aqui O objetivo é gerar novas ideias, ajudar ou quem sabe, alguém IMPLEMENTAR e começar a MELHORAR. Melhor do que esperar passivamente, não?

Tenho um projeto conceitual a nível macro (municipal, estadual e nacional) e micro (pessoal e familiar) para esta identificação de Oportunidade. O pessoal está no piloto do projeto básico.

 

20-04-2020 Devido a problemas na detecção e notificação o número deve ser bem maior que os números oficiais. Alguns estudos apontam que o número real pode ser o dobro dos oficiais.

COVID 19: mortes até o momento no BRASIL, ninguém sabe ?

Pesquisadores ligados a universidades “Observatório Covid-19 BR” divulgou um estudo em que no cenário mais pessimista o número de mortes no BRASIL pode ser até nove vezes superior aos dados oficiais.  


1) Pandemia: cenário em que o Surto de uma Doença acontece em diversas regiões do planeta

16-04-2020 PANDEMIA, SURTO, ENDEMIA e EPIDEMIA: do que estamos falando
1) Pandemia: cenário em que o Surto de uma Doença acontece em diversas regiões do planeta como é o caso do Coronavírus: COVID-19 agora em 2020;
2) Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma Doença em uma região específica;
3) Endemia: quando o Surto acontece com muita frequência em um determinado local, portanto esta relacionada a Sazonalidade. A Febre Amarela é considerada uma Doença Endêmica na região Norte do BRASIL;
4) Epidemia: cenário em que o Surto acontece em diversas regiões ao mesmo tempo. Pode ser Municipal, Estadual ou Nacional.

15-04-2020 COVID 19: a Doença, os Sintomas, o Remédio e os possíveis Efeitos Colaterais

1) a DOENÇA: pandemias reduzem a Mortalidade quando uma parcela significativa da população se torna imune a ela. Isto ocorre basicamente de duas formas: vacina ou pelo contágio e desenvolvimento de anticorpos pelo organismo da pessoa contaminada.
No caso do Coronavírus ainda não temos vacina disponível.

2) os SINTOMAS: de acordo com os especialistas pessoas contaminadas podem se classificadas em quatro grupos: 2.1)Assintomáticas (30%): aquelas que mesmo contagiadas não apresentam sintomas e muitas vezes nem sabem ou ficam sabendo que foram contaminadas; 2.2)Sintomas Leves (55%): sintomas similares a uma gripe (febre baixa, tosse seca, cansaço, dor de cabeça etc.). A Recomendação dos médicos, nestes casos, é a de ficar em casa em Isolamento e usar antitérmicos, vitamina C e repouso somente quando necessários. Dispor de um oxímetro e medir periodicamente a oxigenação é desejável; 3)Casos Graves (10%): falta de ar sinalizando comprometimento dos pulmões. Aqui procurar um Hospital é recomendado (sugestão em caso de dúvida: consulte um Médico pela Internet, atualmente existe vários inclusive Gratuitos) pois pode necessitar acesso a respiradores, internação e até UTI. Tratados adequadamente podem se recuperar em até três semanas; 4)Casos Críticos (5%): pessoas debilitadas ou com comorbidades preexistentes como alguns idosos. Neste caso o Risco de Óbito é alto, mesmo que disponha de suporte e tratamento adequado. Um exemplo recente é o presidente do Banco Santander em Portugal.


3) o REMÉDIO: o que tem sido indicado e incentivado é a Quarentena. A ideia é ganhar tempo, alongar a curva da pandemia e adequar a estrutura hospitalar para a explosão da demanda.

4) os possíveis EFEITOS COLATERAIS: me preocupa três aspectos, dentre outros tantos: 4.1)Como atender adequadamente os 15% (itens 2.3 e 2.4) mitigando os impactos sociais e econômicos?; 4.2)Como minimizar a exposição e Risco de Contágio Grave (alta exposição) dos profissionais envolvidos diretamente no atendimento dos contaminados e os trabalhadores de serviços essenciais que não podem ficar em Isolamento?; 4.3)Quanto tempo podemos manter ou aprofundar as Ações Atuais (isolamento, quarentena parcial ou total, redução de serviços e produtos etc.) sem que provoque uma NOVA DOENÇA Local, Regional, Nacional e até Mundial?

14-04-2020: Câmeras Termográficas podem ajudar na triagem para detecção do COVID 19.

13-04-2020:  a tendência de estabilização esta se mantendo. Vamos esperar que continue  e até diminua amanhã.  Boa Semana a TODOS.

 

 

12-04-2020:  observe a tendência de estabilização e até uma confirmação do pequeno indicativo de queda. FELIZ Domingo de PÁSCOA a TODOS.

10-04-2020: a tendência de estabilizar se mantém e até indicativo de redução do número de mortes divulgadas no dia. Fica a dúvida com relação a precisão dos dados, de qualquer modo é um indicador Positivo. Vamos acompanhar nos próximos dias.

09-04-2020: observa-se uma pequena tendência de estabilização, vamos acompanhar nos próximos dias.

07-04-2020: COVID 19 no BRASIL

05-04-2020: Is GOD Brazilian or is it a natural vaccine?

01-04-2020: Aplicando o modelo ICS GERISK (Incident Command System) para chance de uma Pessoa estar ou Não Infectada pelo COVID 19. Ou é Melhor nem Saber?

Vamos iniciar o “Dados e Informações” do mês aplicando o modelo ICS GERISK, mencionado no texto “Coronavírus (COVID 19): Crise Humanitária em 2020”, publicado em março.

Nível Zero: estabelecer um Plano de Ação e Modus Operandi individual para passar pela Pandemia do Coronavírus com o menor custo possível. (custo aqui esta sendo usado no seu sentido mais amplo: valor necessário para atingir o objetivo almejado);

Nível I: Nenhum Sintoma e ausência de histórico de ter tido Contato, nos últimos 14 dias, com pessoas que apresentaram algum dos Sintomas (febre, tosse seca, fadiga, tosse com catarro espesso, falta de ar, dor articular, dor de cabeça, perda de olfato, arrepios, náusea ou vômito, nariz entupido, diarreia, tosse com sangue ou olhas inchados). Neste nível a probabilidade mínima estimada de não ter o vírus é de 85%.

a) Evitar o Contato com distância inferior a 1,50 m com as pessoas que não moram com você e procurar seguir, dentro do possível, numa Rotina Normal. Usar as Internet e as Redes Sociais ajuda muito;

Nível II: Nenhum Sintoma e/ou Sintomas Leves e/ou histórico de Contato nos últimos 14 dias. Aqui o objetivo é monitorar a presença de Sintomas e se preparar o Corpo, a Mente e o Emocional para ajudar de forma positiva a enfrentar o vírus, quando for o caso.

b1) continuar com a Recomendação do item a)

b2) acrescentar exercícios Físicos que ajudem a melhorar as Condições Respiratórias, ocupar o Cérebro com atividades produtivas e desafiadoras e cuidar do Emocional da melhor maneira possível e sobretudo MANTER A CALMA. Remédios como Dipirona e Paracetamol são bem-vindos aqui SOMENTE se NECESSÁRIOS;

Nível III: Alguns Sintomas que não melhoram e tendem a aumentar. Aqui o objetivo é controlar o Resfriado que se instalou (pode ser ou não o COVID 19) e ajudar as Defesas do seu Corpo a destruir o Invasor.

b3) continuar com o b2) sem forçar, ou seja, se sentir algum incomodo para na hora o que estiver fazendo e tenta depois novamente somente quando se sentir melhor;

b4) procure ajuda médica pelo Whatsapp, Internet ou Telefone relate o que esta sentindo e façam um Plano de Ação e Cronograma para ir a um Hospital se ou quando for o caso;

b5) compre (se não tiver) um Oximetro e monitore a frequência do coração e a oxigenação.

Nível IV: Sintomas moderados e/ou graves. Hora de procurar um Hospital.

b6) siga o Plano de Ação elaborado em conjunto com o profissional da área médica do item b4).

Nível V: No Hospital

b7) agora é procurar Manter a Calma, seguir Todas Orientações Médicas, Esperar e Rezar.

No que se refere ao Modus Operandi vamos comentar nos próximos dias.

Esperamos que os Dados e Informações que estamos apresentando AJUDEM ou pelo menos Não Atrapalhem.

Até breve.

COMPARTILHE: