Data de publicação:28.03.2020<Voltar
Coronavírus (COVID 19): Dados e Informações
Dados e Informações de Fontes que acreditamos, no momento, sejam as mais Confiáveis. Estamos sendo “bombardeados” por muita coisa fake que não ajuda em nada e o pior ATRAPALHA MUITO.


Coronavírus causa perda de olfato e paladar?
O fato de acometidos pela Covid-19 se queixarem de dificuldade para diferenciar aromas ou sabores é recente. Quem chamou a atenção para esse fenômeno foi a Associação Britânica de Otorrinolaringologia.
Os médicos Claire Hopkins e Nirmal Kumar, representantes da entidade, produziram uma carta em que apontam relatos de perda de olfato e paladar entre pacientes com a doença em vários países. “Na Alemanha, foi reportado que dois terços dos casos confirmados apresentam esse sintoma. Na Coreia do Sul, onde os testes de diagnóstico para coronavírus estão mais disponíveis, 30% dos pacientes tiveram anosmia (perda de olfato) como o principal sinal nos quadros moderados”, escreveram.
Vale ressaltar, no entanto, que nenhum estudo confirmou essa relação oficialmente. E ainda não se sabe ao certo qual o mecanismo que faria o vírus prejudicar esses dois sentidos.
Tem gente que acha que o agente infeccioso teria a capacidade de invadir de forma temporária alguns nervos da face. Isso, por sua vez, prejudicaria a chegada das informações do ambiente, como aromas e sabores, até o cérebro.
Outra possível explicação seria o fato de o catarro bloquear as vias aéreas superiores. Assim como na gripe ou no resfriado comum, o nariz entupido não permite que a gente respire bem ou sinta todas as nuances do gosto de um alimento.
EXISTIR CONFIANÇA VAI FAZER A DIFERENÇA
A experiência da China durante 2 meses de Quarentena – Que a China é um “regime fechado” onde as notícias são “mais controladas” é um fato. Mesmo assim, até por falta de opção, risos, resolvi pesquisar o que tem sido feito por lá.
RESUMO da Ópera:
1.abastecimento de alimentos e remédios é condição sine qua non(liberação de estoque estratégicos, multa pesada para quem subir os preços, transferência de produtos de onde tem excesso para onde tem escassez, centralização de compras/vendas, estratégia de logística e canais verdes de abastecimento);
2.digitalização da sociedade (maturidade com o uso da tecnologia, uso plataformas de delivery);
3.adaptação ao confinamento (condomínios fechados, procedimentos rígidos);
4.autoridade forte e com credibilidade (ações amargas e não populares) estão no Pareto das ações encontradas.
EXISTIR CONFIANÇA vai FAZER a DIFERENÇA. What do you think about this?

CORONAVÍRUS (COVID 19): Isolamento Social e Quarentena
É fato que em situações de Crise e Emergência como a atual, a garantia dos direitos individuais e sociais e as responsabilidades e obrigações do poder público ficam confusas e nebulosas.
Priorizar a Vida, atender as orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), além das autoridades e especialistas locais da área médica é prioritário. Neste contexto, se o Isolamento e a Quarentena são as recomendações que temos de melhor para o momento, devem ser obedecidas. Mas também questionadas e analisadas quanto a sua Validade e o Modus Operandi.
Evitar aglomerações, considerar os problemas e disparidades econômicas e sociais existentes no diversos rincões do país, analisar os impactos (positivos e negativos) atuais e futuros das ações implementadas e do tempo necessário, e sobretudo, POSSÍVEL do Isolamento e da Quarentena são pontos Obrigatórios.
Sugestões para um Brainstorming:
- Restringir o funcionamento das atividades econômicas de forma estudada (parcial e/ou total): comércio, restaurantes, hotéis, bares, serviços etc.;
- Garantir o fornecimento mínimo de serviços essenciais ou de primeira necessidade: Saúde, Alimentação, Limpeza Pública, Abastecimento de Água, Imprensa, Transporte Público;
- Priorizar ações de controle e mitigação da exposição ao CORONAVÍRUS (contágio) dos profissionais que estão trabalhando nas atividades essenciais e portanto não podem cumprir a Quarentena (sistema de rodízio, atendimento médico prioritário, equipamento de proteção (EPI), alimentação adequada etc.);
- Verificar necessidade de Descontinuar, Diminuir e até Ampliar determinados Serviços Públicos e Privados, durante a Crise, de maneira localizada (estados, cidades e municípios) considerando e procurando quantificar as Vantagens, Desvantagens e Recursos necessários.
Todo Remédio tem seus efeitos Colaterais. O que se espera que o BENEFÍCIO seja maior que os Problemas gerados. Isto deve VALER para a VIDA e para MORTE, não?
What do you think about this?
COMPARTILHE: