Data de publicação:24.02.2015<Voltar

PETROBRAS apresenta a Estrutura da nova Diretoria de Governança, Risco e Conformidade

     Aprovada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva, a  Diretoria de Governança, Risco e Conformidade – GRC tem como objetivo integrar os temas Governança, Risco e Conformidade na Empresa. A Estrutura Atual dessa Diretoria foi criada por um GT (Grupo de Trabalho) que contou com representantes da Organização, Gestão e Governança (OG&G), Gapre, Auditoria, Fincorp, Estratégia e Jurídico. Por estarem diretamente relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido pela GRC, as Gerências de Controladoria, de Auditoria, de Gestão Corporativa de Riscos Empresariais, de OG&G, e de Avaliação de Gestão de Conformidade foram incorporadas a essa nova Estrutura Organizacional, que ficou subdividida em três Gerências Executivas:

Governança, Organização e Gestão (GOG): cuja responsabilidade é Elaborar e Monitorar a Execução do Modelo de Governança Corporativa, Governança Societária e de Organização e Gestão, Controlar a Execução e o Cumprimento das Diretrizes e Regras Relativas ao Processo Decisório da Companhia, bem como Planejar, Orientar, Avaliar e Executar as Atividades Corporativas da Área de Governança, Risco e Conformidade. Composição: 1 Assistente, 5 Gerentes [a) Gestão Corporativa, b) Governança Corporativa, c) Governança Societária, d) Organização, e) Sistema de Gestão], e 1 Gerente Setorial [Integração de Pareceres de Governança, Risco e Conformidade].

Riscos Empresariais:  tem a missão de fortalecer a Visão Integrada dos Riscos Empresariais, por meio da Identificação, Avaliação, Monitoramento e Gestão de Riscos relevantes, em articulação com as diversas áreas e empresas do Sistema PETROBRAS, reportando à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração os possíveis efeitos dos principais Riscos nos Resultados da Companhia. Composição: 1 Assistente e 5 Gerentes [a) Articulação Externa e Reporte de Risco Sistêmico, b) Gestão Integrada de Riscos Estratégicos, c) Avaliação Integrada de Riscos de Negócios, d) Gestão Integrada de Riscos Operacionais, e) Estudos e Modelos para Análise Quantitativa de Riscos].

Conformidade: sua atribuição é Planejar, Orientar, Coordenar e Avaliar Atividades de Controle e Conformidade, incluindo a Investigação e Redução de Riscos de Fraude e Corrupção, reportando à Alta Administração as Ações e os Resultados de Conformidade, em todo o Sistema PETROBRAS. Composição: 1 Assistente,  1 Gerente Geral [Conformidade e Programa de Prevenção da Corrupção] e 2 Gerentes [a) Investigação e Integridade Empresarial, b) Controles Internos].

     A atuação integrada dessas Gerências Executivas busca atender a Missão da Nova Diretoria no que se refere à Capacidade de Identificar e Analisar o que está de Acordo ou em Conformidade com os Requisitos e as Regras de cada Negócio.

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