Data de publicação:04.03.2019<Voltar

Warm up TECHWEEK 2019 na Fábrica de Startups Rio – AQWA Corporate e o zapGERISK

zapGERISK: Sistema Automatizado de aquisição e processamento de Dados e Informações de POÇOS e Instalações de Produção de Petróleo e Gás Natural usando Plataformas Digitais, Mídias e Mobile Apps.

a IDEIA: disponibilizar um sistema automatizado confiável, ágil e flexível para ajudar nossos Clientes na obtenção e monitoramento das variáveis necessárias para o adequado controle, monitoramento e Tomada de Decisão. Obtidos diretamente dos sensores instalados nos  poços e instalações de produção ou alimentados em planilhas eletrônicas os dados e informações serão transmitidos e após validação armazenados numa Base de Dados que alimenta aplicativos inteligentes fornecendo assim subsídios para o monitoramento, controle e Tomada de Decisão. Posteriormente o sistema permitirá controle e ações remotas nos Poços e Instalações de Produção.

“Pensar Grande e Começar Pequeno”: dentro de uma visão holística (360 graus), cientes de que a Tecnologia é apenas uma das ferramentas para que as empresas possam atingir os resultados desejados e, ainda, que a interconectividade das coisas tem provocado mudanças na forma de Pensar, Agir e Fazer Negócios de impactos e velocidade nunca vistas para que a Sociedade possa ser realmente beneficiada de uma forma mais justa e sobretudo sustentável com as potencialidades da Indústria 4.0 é necessário desenvolver uma Cultura Digital Social.

Módulos Iniciais: o zapGERISK está sendo desenvolvido em módulos independentes e integrados numa base única capaz de receber dados e informações de várias outras plataformas. Dentro da diretriz de “Pensar Grande e Começar Pequeno” e preocupados, em paralelo,  desenvolver uma cultura digital proativa, segura e econômica, optamos por, inicialmente, automatizar a aquisição das seguintes variáveis nos poços e instalações de produção de petróleo e gás natural: pressão (P), temperatura (T), vazão (Q), volumes (Vo), vibração (Vb), ROP (Taxa de Penetração da broca de Perfuração) e algumas variações de dimensões (metrologia dimensional) críticas. Atualmente estamos trabalhando para disponibilizar treze aplicativos agrupados em quatro módulos do Sistema:

M1- onLine: a) PWPa (pressure while production) e b) Run Drill-off Tests. Disponíveis no curto prazo;

M2- ANP: a) SGIP ANP. b) RTSGI/RTDT, c) SGSO/SGSS e d) Dados ANP;

M3- EVTE: a) PetroNEG Simulator, b) EVTEASp, c) Treinamentos

M4- DPSI: a) Manutenção PROATIVA (Disponibilidade), b) Smart as Built e QualiTEC (Previsibilidade: como previsto e como implementado), c) Kick sem Blowout (Segurança Operacional), d) Revitalização, Refit e Descomissionamento (Integridade dos Poços e Instalações);

O Sistema prevê e possibilita ainda a inclusão de novas variáveis e Módulos.

Modelo Esquemático:  figura ilustrativa

COMPARTILHE: