Data de publicação:03.02.2019<Voltar

O BRASIL acima do (des)Controle das Empresas. A Vida acima dos Interesses Comerciais e/ou Pessoais

A exportação de minério de ferro é item relevante na balança comercial brasileira. Estados como Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul dependem dessa atividade para sua saúde financeira. As vendas externas do BRASIL atingiram 394,24 milhões de toneladas em 2018 (SECEX). Segundo dados publicados na imprensa, antes de BRUMADINHO, a VALE trabalhava com a previsão de uma produção de 400 milhões de toneladas para 2019.

Explicações claras e convincentes para justificar fatos difíceis de entender como o prédio Administrativo e o Refeitório da Barragem no caminho da Zona de Inundação, a aparente existência de Sirene de Alerta, em posição inadequada (e que não funcionou), o relato de pressões sobre profissionais envolvidos na avaliação dos Riscos existentes, dentre outras, precisam ser dadas com urgência. O que sabemos até o momento sobre Brumadinho já nos permite concluir que houve um certo descontrole, ausência e/ou incorreção de Informações, por parte da Gestão Superior.

Percepção inadequada, Otimismo exagerado e até falta de Conhecimento Técnico – sem falar nos interesses econômicos, pessoais e pressões políticas – são fatores que acreditamos contribuíram, e muito, para esse histórico Inaceitável de Falhas e Impactos em Mariana e Brumadinho. Cabe à sociedade brasileira – Empresas, Governo e Cidadãos – se mobilizar para mudarmos significativamente esse quadro.

Neste contexto e admitindo que houveram Falhas Inaceitáveis em vários níveis da hierarquia, o Presidente e toda a Diretoria da VALE deveriam, a título de exemplo, entregar publicamente os seus cargos numa Renúncia Coletiva, como Ação inicial de muitas outras prementes e necessárias. Esta seria ….

uma primeira atitude proativa, para mitigar impactos futuros ainda mais negativos nas atividades da empresa, nas exportações do BRASIL e até na mineração mundial. Possibilitaria também uma avaliação mais transparente e independente do que realmente aconteceu, gerando condições para novas atitudes e procedimentos possam efetivamente mudar este trágico histórico. Sem falar no impacto positivo junto aos acionistas, a sociedade e até na Bolsa. Antecipar Ações necessárias e saneadoras antes que o Governo – representando a Sociedade – tenha que providenciá-las, seria sem dúvida uma sinalização positiva e esperada por parte de qualquer Grande Empresa.

“BRASIL acima de tudo. DEUS acima de todos”. Esse slogan, utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro, é na veradade o brado da brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, surgido no final da década de 1960. A VIDA deve seguir em frente, Sempre, mas Não sem Ações e Respostas adequadas. Realmente o BRASIL (nosso país)  e a VIDA (Valor Maior) devem ficar acima dos interesses Comerciais e Pessoais.

COMPARTILHE: