Data de publicação:03.02.2018<Voltar

GE – GENERAL ELECTRIC COMPANY e TRENCH, ROSSI e WATANABE preocupados com a Marca GERISK

 

O logo GERISK, depositado no INPI desde 2007, tem sido utilizado como principal símbolo da metodologia GERISK, em uso desde 2000 na área de poços de petróleo, inclusive na PETROBRAS. Recentemente optamos por atualizar a nossa marca e a GENERAL ELETRIC COMPANY, por meio do escritório da TRENCH ROSSI WATANABE no Rio, surpreendentemente  apresentou, junto ao INPI, uma petição de Oposição alegando, dentre outros:

“1. A… RPI No. 2436, de 12.09.2017, publicou o pedido de registro…, depositado por Arlindo Antonio de Souza, para designar os seguintes serviços na classe 41 “Assessoria, consultoria e informação ensino …

2. Não pode. todavia, prosperar tal pedido de registro, visto ter por objeto imitação da marca da ora Opoente, além de violação de seus direitos autorais, conforme fatos e razões aduzidos…

23. Ora, o consumidor desavisado, ao se deparar com a marca GERISK da Oposta, assinalando Serviços de ensino e Consultoria relacionada, certamente a confundirá ou associará com a Marca GE, acreditando se tratar de novos Serviços oferecidos pela Opoente“, ou, seja a GE.

Ficamos até lisonjeados pela preocupação da GE, mas não entendemos. A Imagem Digital da nossa Marca, como pode ser visto acima, quando comparada à da GE apresenta formato e estilos inconfundíveis e muito diferenciados. Além disso, até onde sabemos, a GE ainda não está prestando Serviços de Treinamento e Consultoria na área de Exploração e Produção de Petróleo e Gás. Quanto à Qualidade, trabalhamos para oferecer Serviços de mesma Qualidade ou até, quiça, Superior. Ficamos aguardando uma explicação plausível por parte dessa conceituada multinacional.

Mais alguns itens da petição de Oposição a Marca GERISK impetrados pela GE – General Eletric por meio da Trench, Rossi e Watanabe Advogados:

“9. Primeiramente, cumpre ressaltar que a marca GERISK da Oposta não pode conviver pacificamente com a marca GE da Opoente”

comentário: Somos uma empresa nova e pretendemos ser Referência na Consultoria e Treinamento para Mitigação do RISCO e INCERTEZAS nos Projetos considerando seus Impactos na previsão de Resultados (VPL, Prazo e Custo). O nosso foco é o segmento E&P de PETRÓLEO e o Uso Eficiente dos Recursos ENERGÉTICOS. Nossa atuação está pautada no Desenvolvimento Sustentável. Utilizamos o logo GERISK desde 2000 e temos um depósito no INPI desde 2007. Até onde sabemos a GE ainda não atua nessa área. Acreditamos que o tema Sustentabilidade Energética é tão importante e abrangente que tem espaço para todos, inclusive parcerias para melhoria da Qualidade de Vida da sociedade Brasileira e Mundial.

“13. De fato, a simples leitura do art. 124, incisos V, XIX e XXIII, da LPI revela que a marca objeto do pedido de registro da Oposta não resiste ao mais elementar exame de colidência:

comentário: de fato a simples leitura, mostra que “são palavras bastante distintas e que são “imiscíveis” como óleo e água?

“16. Assim, resta claro que a inclusão do termo “risk” não é capaz de conferir à marca pretendida pela Oposta suficiente distintividade face à marca da Opoente para ser registrada. Ainda que depositada na forma de uma única palavra, a distinção das letras maiúsculas e minúsculas claramente indica que a marca deve ser lida em duas partes: ‘GE” + “RISK”, dando destaque ao elemento “GE”, idêntico à renomada marca GE da Opoente, objeto do registro No. 821326619.”

comentário: a afirmação da Opoente neste item, indica que estão assumindo uma “nova regra de leitura” na língua portuguesa e até uma certa presunção no que se refere a “renomada marca GE”?

“18. É indiscutível, portanto, que a coexistência das referidas marcas acarretará confusão no mercado, bem como associação indevida da marca da Oposta à marca GE, causando prejuízos à Opoente.”

comentário: Como referido, utilizamos a marca desde 2000 (depósito 2007) para se referir à metodologia GERISK, sem confusão alguma. Ficamos novamente lisonjeados com a  comparação com a marca GE. Embora não seja esse o caso, temos trabalhado tendo a GE como uma das referências em Qualidade de Serviços Prestados.

“21. O risco de confusão no caso em tela torna-se ainda maior quando se considera a notoriedade e reconhecimento da Opoente no Brasil, e no mundo, em praticamente todos os segmentos de atividade.”

comentário: novamente parece “alguma presunção” da GE, não?

“23.  Ora, o consumidor desavisado, ao se deparar com a marca GeRisk da Oposta, assinalando serviços de ensino e consultoria relacionada, certamente a confundirá ou associará com a marca GE, acreditando se tratar de novos serviços oferecidos pela Opoente.”

“24. Isto porque o consumidor não está obrigado, e nem se preocupa com isso, a analisar minuciosamente as diferenças entre as duas marcas semelhantes que porventura encontre no mercado, muito menos suas origens. Logo, aplica-se à marca Gerisk as disposições…”

comentário: nos itens 23 e 24 quem o escreveu (acreditamos que não seja o pensamento da GE) foi infeliz e, nas afirmações, está menosprezando o discernimento e capacidade de escolha do Consumidor brasileiro, ou seja, de um nosso Potencial Cliente.

Finalizando, novamente reafirmamos aqui que esperamos um esclarecimento dessa renomada Multinacional.

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