Data de publicação:16.10.2020<Voltar

Covid-19 Dados e Informações – Outubro 2020

De acordo com a OMS as evidências atuais apontam que o vírus causador da COVID-19 pode se espalhar por meio de contato direto, indireto (objetos contaminados) ou próximo (na faixa de um metro) com pessoas infectadas. O contágio pode ocorrer por meio de secreções ou gotículas de saliva ou respiratórias. Quando uma pessoa infectada tosse, espirra, fala ou canta as partículas que são expelidas podem infectar quem estão a menos de um metro. Isto em geral, ocorre quando  quando essas gotículas infecciosas entrarem na sua boca, nariz ou olhos.

 

(07-10-2020) Cabe observar que há mais de 30 dias a % incremental diferencial (variação de óbitos / variação de infectados) que em maio último era superior a 5% está estabilizado na faixa de 2,3 a 2,5%.

No mundo, os três países com mais infectados são: Estados Unidos (7,5 milhões), Índia (6,7 milhões) e BRASIL (5,0 milhões). 

O gráfico mostra uma clara tendência da queda no BRASIL. Decorridos 204 dias desde o primeiro óbito oficial atribuído a pandemia ultrapassamos 5 milhões de infectados e o percentual de óbitos se encontra um pouco abaixo de 3% e caindo lentamente.

(01-10-2020) Começamos o mês de outubro com dados positivos onde o gráfico mostra uma clara tendência da queda. No BRASIL o percentual de óbitos caiu pela primeira vez abaixo de 3% e o número de infectados retornaram aos níveis de maio.

No mundo, os cinco países com mais óbitos são: Estados Unidos (207 mil), BRASIL (144 mil), Índia (98 mil), México (77 mil) e Reino Unido (42 mil). 

COMPARTILHE: