Fórum GERISK

O BRASIL tem tudo para ser um LÍDER MUNDIAL: território, recursos, não sofre desastres naturais severos, vive em Paz com o resto do Mundo e tem um povo bastante criativo. Precisamos ter CORAGEM e ENERGIA para: superar as adversidades; investir adequadamente nossos Recursos; promover uma Mudança Sociocultural que nos leve a acreditar mais na classe política, no respeito às Leis e acreditar em Nós mesmos (diminuir nossa passividade, a acomodação às notícias sobre corrupção, a violência etc.). COMO FAZER ?

Resposta (2):

Arlindo

Data de publicação: 07/01/2016 - 08:16

O que é ser um LÍDER MUNDIAL? Japão, Russia e EUA são líderes mundiais? Por que? Penso que diminuir o percentual de uso da "Lei de GERSON", sem dúvida, ajudaria bastante.

Teresa Fuess

Data de publicação: 06/01/2016 - 20:36

Antes de responder à questão proposta, peço licença para questioná-la. Concordo que o Brasil é um país privilegiado em vários aspectos. Mas serão estes ingredientes suficientes para ser um LÌDER MUNDIAL? Grandes líderes mundiais chegaram a tal posição sem diversos dos ingredientes mencionados (Japão, Rússia e Estados Unidos só para citar alguns). Que outros ingredientes foram fundamentais? Na minha opinião falta algum tempero nesta receita... Não me sinto capacitada a formulá-la, mas ouso dar alguns palpites.... E talvez meu ingrediente favorito tenha a ver com este tal “povo criativo”. Acredito que, mesmo sem almejar ser um líder mundial, podemos ser um país presente, participante e representativo na comunidade internacional. Mas isto não vai acontecer sem mudar um traço característico do brasileiro. É preciso que cada um de nós se veja como responsável pela construção deste país, e não um beneficiário de todas as horas. Enquanto a mentalidade dominante for “qual a vantagem que eu levo nisto”, será difícil construir algo consistente para todo o grupo. Uma boa pitada de empreendedorismo pode ajudar? Acredito que sim...Melhor distribuição das verbas públicas? Certamente..... Como fazer isto? Tenho dúvidas se é trabalho para produzir resultados visíveis para a minha geração, mas vá lá: educação e condições básicas. E com isto ir construindo exemplos de sucesso e criando valores e reconhecimento para aqueles que efetivamente contribuem. Educação de qualidade, com ênfase em educação básica e formação de técnicos competentes. Não precisamos deste monte de graduados mal preparados. Condições básicas? Um mínimo de saúde, segurança e infra-estrutura. Sonhadora eu? Certamente....Como fazer isto? Não sei....